FAQs

FUNCIONAMENTO DOS AQUECEDORES ARCOTHERM A GLP

1 – Como funciona o sistema aquecedor movido a GLP?

O aquecedor Arcotherm possui um queimador a GLP e um ventilador de alta vazão de ar.

O ventilador puxa o ar frio direcionando-o para o queimador, assim o ar é aquecido. Desta forma gera-se uma movimentação do ar equalizando a temperatura de todo ambiente em aquecimento. A distribuição do calor é feita por convecção. Após atingir a temperatura programada, o equipamento desliga, ficando em estado de espera. Caindo a temperatura a um nível abaixo do programado ele liga e acende automaticamente.

2 – A sua instalação necessita de adaptações especiais?

Não, basta ter a tubulação com o suprimento de GLP compatível com a demanda, um ponto de energia elétrica de 220 Volts com aterramento (resistência máxima de 10 Ohms).

3 – Em que tipo de ambientes é viável a implantação deste tipo de equipamento?

Em galpões de recria de suínos, aves de corte, poedeiras, matrizeiros, avozeiros, floriculturas, estufas para secagem e indústrias.

Galpões de Frango de corte

Galpão de recria de suínos

Galpão de Codornas

Floricultura

4 – Há equipamentos com capacidade ou potência diferentes?

Sim, de acordo com as temperaturas da região e dimensões do espaço a ser aquecedor é feito um cálculo para determinar potência térmica necessária para cada caso e a partir dessa informação é feita a definição do modelo de aquecedor mais adequado.

5 – Qual o perfil de produtor que pode utilizar este tipo de equipamento?

Criadores de suínos que possuem recria e/ ou produtores de aves de corte, matrizeiros, avoezeiros, poedeiras (recria), floricultores, fabricantes de materiais que necessitem de secagem, cabine de secagem de pintura, lavanderias entre outros.

6 – O custo é maior do que os aquecedores comuns movidos à energia elétrica ou lenha?

Não. O preço de um aquecedor BM2 é bem menor do que o de uma fornalha a lenha por exemplo e o custo operacional é muito menor pois é totalmente automático, não necessitando de alimentação frequente pelo operador como nos aquecedores a lenha.

7 – Quais as vantagens em implantar um aquecedor movido a GLP?

Na verdade, só o fato de instalar um Arcotherm já traz vantagens ao produtor, pois são automáticos, seguros, leves, econômicos e eficientes.

Melhora o resultado final da criada; diminui drasticamente a mão-de-obra com aquecimento, pois são totalmente automáticos; menor consumo de GLP, comparado a outros métodos (ex campânula); maior segurança para a criada; temperatura homogênea em todo galpão; qualidade de vida para o operador; aumento da segurança para os operadores e redução de riscos trabalhistas; sustentabilidade para o meio ambiente, menores emissões de CO, CO2 e outros gases, colabora para preservação das árvores, pois não utiliza madeira para queima.

8 – Qual a vida útil do equipamento?

Se bem cuidado, podem durar mais de 10 anos, pois são feitos em aço inoxidável. Já temos clientes que utilizam biogás trabalhando com estes aquecedores há mais de 8 anos sem problemas e também usuários de aquecedores a GLP com mais de 10 anos aqui no Brasil.

9 – A manutenção pode ser feita pelo próprio produtor ou exige um técnico qualificado?

Quando o aquecedor é adquirido é feito um treinamento operacional e técnico no cliente, onde os operadores são orientados quanto aos detalhes funcionais e o eletricista é orientado quanto a parte de manutenção preventiva e corretiva do equipamento.

10 – Como deve ser feita a manutenção do dia a dia dos aquecedores Arcotherm?

A limpeza periódica do equipamento é uma questão muito importante para mantê-lo funcionando e prolongar a vida útil, ela pode ser feita com jato de ar comprimido, pincel e pano seco.

 

FAQs
Rate this post