fbpx

Entenda os critérios para escolher o melhor método de aquecimento de aviários!

É muito importante entender os critérios para escolha do equipamento no aquecimento de aviários, além de entender a importância do aquecimento para os animais.

As aves se comportam como animais poiquilotérmicos – isso significa que eles não são capazes de manter a sua própria temperatura corporal em sua fase inicial. Dessa forma, eles são sensíveis às variações térmicas do ambiente em que estão. Manter um ambiente com temperatura e umidade controlados é muito importante para o desenvolvimento e conversão das aves nas primeiras semanas.

O consumo de ração e ganho de peso são influenciados negativamente caso a ambiência esteja errada. Isso acontece pois o animal com frio vai consumir mais ração e não vai conseguir converter o alimento em peso.

Como escolher os equipamentos aquecedores?

Existem diferentes métodos de aquecimento para aviários. Os modelos mais utilizados são os aquecedores a Gás, Lenha, Elétricos e alternativos.

De modo geral, Para escolher o método ideal para o seu aviário, é necessário pensar no:

1) Custo da fonte energética
2) Investimento na instalação do equipamento
3) Eficiência energética
4) Impactos ambientais
5) Qualidade de vida da mão obra.

Vamos entender um a um?

1) Custo da fonte energética

O custo da fonte energética para o aquecimento de aviário é um fator que pode ser decisivo para muitos produtores rurais. O custo do gás GLP pode ser um fator decisivo se você não utilizar equipamentos que demandem baixo consumo e alto rendimento.

A energia elétrica vem se tornando uma excelente opção quando há a presença de placas solares, por exemplo, por ser convertida em potência nos equipamentos com baixo custo.

2) Investimento na instalação do equipamento

Para fazer a instalação de um aquecedor a gás, os custos são com a tubulação de GLP e rede elétrica extra.

Enquanto no caso da lenha, é necessário também investir em instalação elétrica e na estrutura para guardar a fonte de energia.

3) Eficiência energética

Para fazer o custo-benefício do método escolhido para aquecimento de aviários, é importante pensar no custo envolvido na instalação e em qual vai ser a eficiência do método.

Os aquecedores da Arcotherm garantem 100% de eficiência energética por serem de queima direta, ou seja, todo calor vai para o ambiente desejado.

Os métodos de queima indireta geralmente possuem uma perda de calor pois parte do calor vai pra chaminé.

4) Impactos ambientais

Um dos pontos de preocupação dos produtores é o impacto ambiental que o método de aquecimento de aviários gera.

Por isso, é importante considerar métodos que não gerem emissão de gases poluentes ou sejam de energia renováveis.

Os aquecedores Arcotherm são seguros e de queima limpa, com baixíssima emissão de gases poluentes de forma a não prejudicar a produção.

Por fim, excelente opção também é o investimento em aquecedores elétricos.

5) Qualidade de vida da mão obra

Um dos objetivos da Arcotherm é proporcionar experiências que melhorem a qualidade de vida dos produtores rurais e os aquecedores são pensados para isso.

Com o equipamento, você não precisa de mão de obra para manter a temperatura desejada. É só programar e pronto: noites tranquilas com segurança!

Conheça os aquecedores Arcotherm

Os nossos aquecedores funcionam a GLP, BIOGÁS, GÁS NATURAL ou ENERGIA ELÉTRICA. De modo geral, o aquecimento ocorre de forma homogênea e com controle de temperatura automático.

Um termostato de ambiente é utilizado para o controle da temperatura, podendo estar acoplado ao aquecedor ou ser usado em um painel de controle externo.

Por fim, atingindo a temperatura desejada, o aquecedor desliga totalmente e religa de forma automática.

Ficou curioso? Entre em contato com a gente pelo nosso WhatsApp que nós vamos calcular o aquecedor ideal para a sua aplicação!