Um dos segredos do sucesso no aquecimento Arcotherm é uma instalação de gás correta, mas o que isso significa?

Além de seguir as normas que regem esse tipo de instalação, existem as necessidades para cada modelo de aquecedor que devem ser atendidas de acordo com a quantidade de aquecedores ligados a determinada instalação de GLP.

Os cilindros de GLP possuem uma limitação física quanto a quantidade de GLP/h (vazão) que cada tipo de cilindro pode oferecer.

uma imagem sobre medidor

O que influencia a quantidade de GLP que um cilindro pode liberar?

A resposta dessa pergunta está ligada a capacidade de armazenamento desse cilindro e a temperatura externa.

Além disso, quanto maior a capacidade de armazenamento de cilindro, maior a vazão. Quanto menor a temperatura externa, menor a vazão. Isso acontece por conta das características físico-químicas do gás liquefeito de petróleo (GLP / Gás de Cozinha).

Por exemplo, um cilindro com capacidade de armazenamento de 45 kg de GLP (P45) a uma temperatura ambiente de 20° é capaz de fornecer aproximadamente 2kg de GLP por hora, porém se esse mesmo cilindro estiver a uma temperatura ambiente de 10 graus, este será capaz de fornecer apenas 1,2kg de GLP por hora.

Essa informação deverá ser levada em consideração no momento do dimensionamento da instalação. Já o modelo P190, com capacidade 190 kg a uma temperatura de 15 graus, é capaz de fornecer 3,5 kg por hora e a uma temperatura de 10 graus, é capaz de fornecer 3 kg por hora.

Como identifico qual é a vazão correta para o aquecedor?

Esse conhecimento sobre a vazão de cada cilindro de acordo com a temperatura do ambiente é importante para o dimensionamento da instalação conforme a quantidade de aquecedores e a vazão máxima de cada aquecedor.

Por exemplo, um aquecedor modelo GA100C para gerar aproximadamente 90000 kcal/h precisa de 7kg de GLP/h e para isso, ele necessita que a instalação de gás seja capaz de fornecer esses 7kg/h ou mais. Caso forneça menos que isso, o aquecedor não irá atingir a potência máxima, o que poderá prejudicar o aquecimento e aumentar o consumo de GLP.

Então para um GA100C em regiões mais quentes, são necessários 2 cilindros de P190. Para 2 aquecedores, 4 cilindros P190. Já em regiões mais frias, indicamos 3 P190 para um GA100C e 5 P190 para 2 GA100C. Caso essa demanda não seja respeitada, poderá ocorrer o congelamento do GLP, interrompendo o aquecimento.

Separamos uma tabela para te ajudar a entender a vazão dos botijões de gás por modelos. Confira!

Vazão dos botijões de gás por modelos:
Temperatura Recipiente(kg/h)
P13 / P45 / P90 / P190 / P500
10°C 0,7 / 1,2 / 1,7 / 3,0 / 6,0
15°C 0,8 / 1,6 / 2,3 / 3,5 / 6,5
20°C 0,9 / 2,0 / 2,8 / 4,0 / 7,0
25°C 1,0 / 2,3 / 3,3 / 5,0 / 7,7

 

A temperatura a ser levada em consideração precisa ser a temperatura mínima já registrada pois a média não funciona. Não se esqueça que você vai precisar do aquecimento nos dias mais frios e se não tiver como suprir, você poderá ter problemas.

Uma dúvida comum também é sobre o consumo do gás no aquecedor. Por isso, fizemos um post no nosso blog sobre esse tema e você pode ler clicando aqui.

Entre em contato com a gente pelo nosso WhatsApp que nós vamos calcular o aquecedor ideal para o seu ambiente e esclarecer todas as suas dúvidas!