As dúvidas mais comuns que recebemos na Arcotherm são sobre quantos metros o aquecedor é capaz de aquecer e, para o caso de utilização na avicultura, quantas aves são aquecidas. Porém, o que determina qual o aquecedor é necessário para atender a demanda solicitada é próprio ambiente.

Não entendeu? A gente explica!

Fatores que influenciam

Existem diversas variáveis que irão influenciar na necessidade de aquecimento (demanda térmica) de cada ambiente.

Por exemplo, um aquecedor GA 100C no Nordeste, dependendo  do galpão, pode aquecer 25 mil aves ou até mais. Já na região sul, de 15 a 20 mil aves, também dependendo das características do galpão.

Isso ocorre porque a temperatura externa mínima da região Sul é inferior à do Nordeste, o que irá exigir maior necessidade de aquecimento para a mesma quantidade de aves.

Em outras palavras: em regiões do Sul a temperatura mínima pode chegar abaixo de zero grau, enquanto em regiões do Norte e Nordeste essa temperatura mínima chega aos 20 graus centígrados.

A temperatura mais comum utilizada no primeiro dia de alojamento de pintainhos é de 32 graus, ou seja, o salto de temperatura em regiões do Nordeste com mínima de 20 graus deverá ser de apenas 12 graus, enquanto no Sul pode ser maior que 32 graus.

Essa diferença exigirá maior ou menor demanda térmica para o aquecimento de um espaço do mesmo tamanho nessas distintas regiões. Para identificar o aquecedor ideal, o volume, o material que é construído o ambiente (parede cortina, alvenaria, de material isotérmico, entre outros) e a diferença de temperatura mínima de fora do galpão no inverno são levados em consideração.

Outro importante fator a ser considerado é a temperatura desejada dentro do espaço aquecida. Com essas informações é possível calcular a demanda térmica (quantidade de calor necessária) e indicar o aquecedor ideal para o seu espaço!

Ficou curioso? Entre em contato com a gente pelo nosso WhatsApp que nós vamos calcular o aquecedor ideal para o seu ambiente e esclarecer todas as suas dúvidas!

WhatsApp chat