Você sabia que o Brasil é segundo maior consumidor e o maior produtor de carne de frango no mundo? Provavelmente não, né? Por isso, elaboramos esse post para te contar um pouco mais sobre esse mercado extremamente aquecido no nosso país e trazer algumas dicas para melhorar a sua granja de frango, caso você já seja um produtor, ou para te ajudar a começar a cultivar frango.

Atrás apenas dos Estados Unidos, a produção brasileira de carne de frango ultrapassou a marca dos 13 milhões de toneladas em 2015, superando a China, que era a então segunda maior produtora do mundo. Isso se deu principalmente pela alta no consumo de frango dentro do mercado nacional e pelo aumento nas exportações, e mesmo no cenário de crise as expectativas pro consumo da carne de frango se manter elevado continuam boas. Considerando esse cenário otimista, daremos algumas dicas para você, produtor de frango de corte, conseguir melhorar a sua produção.

Crie sempre aves da mesma espécie

Para que você consiga garantir uma criação extremamente saudável para as suas aves, é fundamental garantir um isolamento da granja, ou seja, crie sempre aves da mesma espécie e da mesma idade juntas. No caso de alguma ave adoecer, tenha o cuidado de retira-la do convívio com as demais aves sadias e realize os tratamentos necessários em local separado.

Tome cuidado com a higiene da sua granja de frango de corte

As granjas precisam se manter extremamente atentas com esse fator higiene, pois ele é fundamental para o controle de doenças e insetos no local, que podem prejudicar toda a produção. Por isso, é essencial manter todo o local de criação do frango granja sempre limpo, fiscalizado e desinfetado para que as aves se desenvolvam com saúde.

Vacine as suas aves

Outro aspecto que está diretamente ligado a boa qualidade da produção dos frangos de corte é a vacinação das aves. As vacinas são extremamente necessárias para assegurar que a granja inteira fique saudável. Tenha sempre um médico veterinário de confiança disponível para avaliar a saúde das suas aves e compre as vacinas junto a alguma distribuidora de medicamentos veterinários também confiável, e junto ao veterinário, veja quais são as vacinas que devem ser ministradas e quando elas devem ser dadas para garantir a saúde das aves.

Alimente as aves com ração de qualidade

A alimentação também é primordial para uma boa qualidade da sua produção de frangos de corte. Garanta sempre rações de qualidade para alimentar as aves da sua granja e certifique-se de sempre armazenar esses alimentos em locais protegidos e que não possibilitem o acesso de outros animais, para evitar a contaminação da ração.

Fique atento à tabela de preço de mercado

No caso da criação de frango de corte, você produtor deve ficar sempre atento a tabela de preço de mercado para avaliar as demandas e poder utilizar o máximo da carcaça do animal, tornando a sua granja mais lucrativa.

Colete os dados da granja e tenha controle sobre a produção

Preocupe-se em sempre obter informações atualizadas sobre todos os produtos que você utiliza na sua granja de criação de frangos de corte, desde a ração utilizada para alimentar as aves até análises laboratoriais dos animais para verificar se tudo está dentro do esperado para a produção não ser afetada. Fazendo diagnósticos periódicos e mantendo esse controle da sua granja, você diminui os riscos de contaminação das aves e consegue otimizar a produção, evitando futuros problemas que podem ocorrer se isso não for rigorosamente feito.

Utilize geradores de ar quente modernos

Otimize a sua produção usando geradores de ar quente movidos a gás ao invés de usar geradores ultrapassados que ainda utilizam a lenha como fonte de energia. Além disso, os geradores a gás utilizam bem menos espaço do que os modelos antigos a lenha, então você consegue garantir extrema eficiência sem ocupar um grande espaço com o gerador. Esses geradores de ar quente exercem uma função primordial no processo incubatório das aves, então invista em bons equipamentos nesse quesito para uma melhor eficiência da sua granja de corte.

Se você seguir essas dicas e passar a aplica-las na sua criação de aves, notará uma grande diferença em termos de produtividade e lucro no seu negócio, garantindo ainda extrema qualidade no produto que você vai comercializar. Certifique-se de sempre ter total cuidado e atenção com a sua criação para que você não tenha prejuízo financeiro com ela, já que se a produção for contaminada de alguma forma, você vai acabar perdendo todo o produto que seria comercializado. Preste atenção a esses detalhes e invista em tecnologia para a sua granja de frango de corte ser extremamente produtiva e gerar bastante lucro para você, produtor.

 

Dicas para sua granja de frango de corte
5 (100%) 1 vote