Os produtores rurais, agroindustriais e de diversos outros setores industriais, já entenderam sobre a importância e necessidade dos sistemas de aquecimento elétrico e como eles incrementam a produtividade das suas atividades.

Falamos  sobre a eficiência econômica da adoção de sistemas de aquecimento elétrico ou a gás na avicultura no post “Como diminuir os custos de energia no meu aviário?.”

No entanto, algumas empresas / criadores ainda estão presos a sistemas antigos de produção, utilizando-se de combustíveis convencionais como lenha, óleos combustíveis, entre outros. 

Sistemas ligeiramente mais avançados substituíram a lenha convencional por pellets ou briquetes de madeira que, comparados à lenha, realmente têm o seu diferencial em produtividade ou otimização de espaço, eficiência, entre outros. No entanto, ainda não são a fonte mais SUSTENTÁVEL de energia para o aquecimento. 

Aquecedores à lenha – o início do aquecimento na avicultura

O aspecto “temperatura” é determinante para a eficiência produtiva dos animais. Controlam comportamento, fisiologia reprodutiva, ganho de peso, redução da idade ao abate, entre outros. 

Os aquecedores alimentados convencionalmente à lenha foram os primeiros sistemas de aquecimento utilizados na produção animal. Esse sistema, porém, não é necessariamente o mais eficiente quando consideramos diversas questões, dentre elas:

  • A lenha em si — aqui, a fonte de energia é proveniente de um extrativismo que não combina em nada com questões de sustentabilidade. 
  • O armazenamento de lenha, a logística de transporte e manipulação do material, o tempo demandado para manejo, tudo isso já implica em grande investimento por espaço e redução da produtividade. 
  • A dificuldade no manejo reside ainda na inconstância da queima desse material. A mão de obra necessária para controle da temperatura adequada é um dos muitos fatores que torna o aquecimento à lenha algo altamente defasado nos grandes sistemas de produção. 
  • Quanto maior a produção de um aviário, maior será a demanda por lenha e, consequentemente, de mão de obra para o manejo. 
  • Além disso, a emissão dos gases poluentes, sendo algo que inviabiliza a sustentabilidade da atividade e ainda é altamente prejudicial aos colaboradores e animais. 

Pellets e briquetes – uma alternativa à lenha?

Embora as alternativas ao uso da lenha representem um incremento de otimização válido em questões econômicas, sustentáveis e práticas, ainda não podem ser consideradas as alternativas mais eficientes para a agroindústria.

Tanto os pellets quanto os briquetes, reduzem o espaço para armazenamento, algo que já é um certo avanço em relação ao uso da lenha.

Além disso, reduzem a emissão de fuligem e gases poluentes e, mesmo assim, ainda perdem em eficiência quando comparados às alternativas renováveis de energia. 

Quando comparamos a eficiência consideramos os mais diversos aspectos e TODOS eles justificam o uso de sistemas de aquecimento elétricos ou a gás. 

O que torna o aquecimento elétrico ou gás a alternativa de melhor custo-benefício na produção animal?

Partamos de um princípio que controla toda a eficiência produtiva quando falamos em otimização dos processos: TEMPO! 

Os sistemas elétricos ou a gás são sistemas automatizados, cujo acionamento e controle são facilmente operados de maneira inteligente, direcionada e distribuída conforme demanda da atividade. 

Outro aspecto que eleva a vantagem desses sistemas é a segurança operacional. A partir do momento em que você trabalha com sistemas “controláveis”, a redução dos acidentes dentro do setor industrial é algo a ser considerado na escolha do aquecimento. 

Ainda existe a possibilidade de maior incremento de sustentabilidade quando pensamos na geração de eletricidade para fornecer energia aos sistemas. Por exemplo, grande parte dos sistemas elétricos instalados utiliza a energia gerada por placas solares, sendo a fonte de energia renovável de maior potencial e pode ser aplicada a tantos outros setores da empresa. 

Está na hora de dar o próximo passo

Fornecer o aquecimento adequado às demandas da fisiologia animal já é algo que conhecemos a importância. 

A partir do momento em que temos ciência da necessidade de implementação desses sistemas, principalmente em locais onde as variações no termômetro são críticas à produção animal, o mais viável é, SEM DÚVIDAS, buscar as alternativas que melhor otimizem a produção. 

Definitivamente, sustentabilidade pauta bastante a produção animal hoje em dia (e vários outros setores produtivos).

Não só pelas questões sociais e ambientais, mas também pelos aspectos econômicos envolvidos quando consideramos toda a otimização dos processos por trás de escolhas inteligentes. 

A Arcotherm trabalha em dois sentidos: entregar ao mercado as melhores soluções em aquecimento e mostrar que os resultados obtidos nascem de linhas de pensamento além do que é economicamente viável e, sim, prestando atenção em tudo o que envolve produção, sustentabilidade e bem-estar animal.

Acesse nossas redes sociais e descubra mais sobre o que colocamos no mercado.

Link para Instagram: ALD Arcotherm® (@arcotherm) • Instagram photos and videos

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100063574121157

Além disso, no nosso canal do YouTube é possível conhecer vídeos sobre nossos aquecedores em pleno funcionamento: ALD Arcotherm – YouTube