fbpx

A Previsão do tempo para algumas regiões do Brasil nos próximos dias de muito Calor!🌡️
Por isso resolvemos trazer aqui um assunto que sempre é muito importante, quando se trata da qualidade da água para a avicultura!🐔

A água é considerada um nutriente indispensável para a vida das aves, tanto as de corte quanto as de postura. Há de se levar em consideração todas as funções que ela exerce no organismo e também em todo o ciclo de produção das aves. A água utilizada como forma de bebida tem papel fundamental, pois atua em inúmeros processos do organismo animal, como:

▫ Regulação da temperatura corpórea
▫ Metabolismo
▫ Crescimento
▫ Digestão
▫ Reprodução
▫ Excreção de resíduos metabólicos

Além disso, também é considerada como insumo para atividades de vacinação, controle térmico do ambiente, limpeza e desinfecção de instalações e equipamentos. Por esta razão, devemos estar sempre atentos a alguns pontos importantes quando pensamos na água utilizada nas atividades avícolas: 

1 – Quantidade de água disponível às aves: a água deve estar disponível durante todo o dia às aves, pois, considera-se que a quantidade de água ingerida é, em média, o dobro da quantidade de ração consumida no mesmo período por elas. Contudo, este consumo pode sofrer variações devido a alguns fatores, como:

▫ Temperatura da água
▫ Temperatura do ambiente
▫ Composição da dieta
▫ Sexo e idade das aves

É indispensável que a água esteja sempre disponível, com atenção a sua temperatura que não deve ser superior a 24° C, pois assim pode haver diminuição do seu consumo. Cuidado também com os bebedouros que devem estar sempre em boas condições de uso, limpos, com altura ajustada ao tamanho das aves e com vazão adequada.

2 – Sobre a Qualidade físico-química da água oferecida às aves: antes de se utilizar a água para as atividades avícolas é importante conhecer a sua qualidade. Sendo assim, periodicamente, uma amostra dela deve ser encaminhada ao laboratório de análises, para avaliação das condições físico-químicas, tais como:

▫ Dureza
▫ Turbidez
▫ Ferro
▫ pH
▫ Sólidos totais
▫ Metais pesados

Além disso, características como cor, odor e sabor da água devem ser observadas diariamente, atentando-se para possíveis alterações.

O Monitoramento periódico da qualidade microbiológica da água também deve ser feito.

Gostou das informações? Vamos colocar o artigo completo em nosso site, alguns informações foram extraídas do portal da consultoria BTA ADD Innovation.

Fonte: https://bit.ly/2XEGNvP