A criação de frango de corte, atualmente, é uma das atividades agropecuárias mais desenvolvidas do país devido a grande rapidez do seu capital de giro e do enorme mercado consumidor. Contudo, é preciso ter certos cuidados com a sua granja e com a alimentação dos frangos para que a sua produção seja a melhor possível.

Como montar uma granja de frango?

Antes de colocar a mão na massa, é necessário pensar nisso tudo como um empreendimento que precisa gerar lucro. Por essa razão, você precisa definir um plano de negócios antes de qualquer outra coisa. Nessa etapa, você vai definir os objetivos do seu empreendimento, a forma que você pretende operar, os gastos que você vai ter para abrir e manter a sua criação de frango, quantas e quais pessoas você vai precisar contratar, etc.

Depois disso, pense na estrutura do local. O frango de corte normalmente é criado em galpão de frango, então você precisa ter um lugar que comporte essa estrutura e, caso não tenha, procure saber quanto custa um galpão para criação de frango de corte, maquinários e equipamentos para saber se você tem orçamento suficiente para investir nisso.

Pensar em um nicho de mercado também é importante para saber como a sua granja pode ser mais lucrativa para você e lembre-se também de sempre respeitar as leis federais, estaduais e municipais relacionadas a criação desse tipo de ave.

Como criar frangos de corte?

Para criar frango de corte, é preciso prestar atenção em todas as fases da criação de aves de corte, pois todas essas fases são importantes e devem ser acompanhadas com cautela, mas, sem dúvidas, as duas primeiras semanas de vida dos pintinhos são primordiais para que o lote inteiro tenha um bom desenvolvimento, gerando bons resultados para a sua produção, inclusive econômicos.

Assim que os pintinhos chegam do incubatório, o primeiro contato que eles têm é com o aviário de frango de corte e, consecutivamente, com o avicultor. Portanto, é extremamente importante que as condições de higiene, temperatura, umidade e biossegurança do local estejam adequadas para o recebimento do lote, de modo que elas não comprometam o bom desenvolvimento dele.

O aviário que vai receber o lote precisa estar bem limpo e não ter tido a presença de outras aves por, pelo menos, 10 dias. Para garantir isso, faça uma desinfecção do aviário e de todos os equipamentos presentes lá na véspera da chegada dos pintinhos. Verifique também se há ração inicial para aves nos comedouros e água nos bebedouros suficientes para a quantidade de pintinhos que você vai receber e aloje somente aves da mesma idade no seu aviário.

uma imagem sobre aviário de frango de corte

Em termos de temperatura, para que os animais apresentem crescimento adequado, elas precisam ser as seguintes nesse período inicial: 1º dia – 32°C; 2º ao 7º dia – 30°C; 8º ao 14º dia – 29°C; 15º ao 21º dia – 27°C; 22º ao 28º dia – 24°C. Portanto, é fundamental que você possua aquecedores modernos que te permitam controlar essa temperatura com facilidade e precisão, pois é esse controle que vai proporcionar maior taxa de crescimento das suas aves.

Também é importante que o telhado da granja de frango de corte tenha cobertura refletiva para auxiliar na condução do calor solar para que isso não interfira na temperatura do ambiente, além de precisar conter material isolante para manter a temperatura constante.

É preciso ter todos esses cuidados caso você esteja pensando em começar no ramo da criação de frangos de corte ou queira melhorar a sua produção atual.

Outros cuidados importantes

Higienize os bebedouros com frequência e sempre ofereça água fresca e limpa às aves, desde a fase inicial até a fase final da criação. Utilize o comedouro do tipo bandeja para facilitar a alimentação, sobretudo na fase em que as aves ainda são pintinhos.

Antes dos frangos serem abatidos, eles não podem ter nenhum acesso à ração e precisam ficar em jejum para reduzir o conteúdo gastrointestinal deles, evitando assim a possibilidade de contaminação devido ao rompimento do ingluvio (estômago das aves) e/ou intestino do frango quando abatido. Nessa época, que recebe o nome de “apanha”, também é importante separar os frangos em pequenos grupos para facilitar todo o processo, evitando perdas.

Atente-se a todos esses pontos quando você for começar a montar a sua granja de frangos de corte e tenha muito cuidado com a criação das suas aves, desde a alimentação até o transporte, para que a qualidade dos seus frangos seja a melhor possível!

Tudo o que você precisa saber para ter a sua granja de frango de corte
5 (100%) 3 votes