O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo e isso inclui a proteína animal que nosso país exporta. O agronegócio nos mantém em destaque no ranking. Vamos pensar em soluções que otimizem os processos?

OS ALIMENTOS DESTAQUES NA PRODUÇÃO DO BRASIL

Somos o terceiro maior produtor de alimentos do mundo, tendo a China e os Estados Unidos à nossa frente. 

Em termos de extensão territorial, somos o quinto maior país, com 850 milhões de hectares onde 63% dessa área é composta por vegetação natural. Atualmente, o Brasil é o maior produtor de açúcar, café, suco de laranja e o maior exportador de carne bovina e soja. 

Além desses alimentos, o Brasil ainda figura como maior produtor e exportador de carne de frango e quarto maior produtor de suínos, investindo cada vez mais em tecnologias que garantam a segurança desses alimentos à mesa da população mundial. 

PRODUÇÃO DE AVES DE CORTE

A liderança brasileira na produção e exportação de carne de frango acontece desde 2004, sendo o país responsável por produzir em 2021 14,3 milhões de toneladas, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Do total produzido, 32% foram destinados à exportação para mais de 150 países, o que nos gerou uma receita de US$ 7,6 bilhões. 

Neste ano de 2022, no período entre janeiro e julho, já exportamos mais de 2,8 milhões de toneladas de carne de frango, gerando, além de uma receita milionária para os nossos cofres, um aquecimento de toda a cadeia da agroindústria. 

Sabe o que torna a nossa carne de frango um produto tão atrativo no mercado global? Os produtores, verdadeiramente empenhados em entregar qualidade, investem cada vez mais em cuidados sanitários e sustentabilidade do sistema produtivo. Além disso, associações e outras empresas investem pesado em políticas e ações que aqueçam a produção, pois é do interesse de todos continuar figurando como destaque nesse ranking. 

O post em anexo mostra como a adoção de práticas “inteligentes” na agropecuária otimizam os processos, reduzindo, além de custos de produção, o tempo para abate e os efeitos da atividade no meio ambiente. 

Inteligência agropecuária – ALD Arcotherm 

PRODUÇÃO DE CARNE SUÍNA 

Além da carne de frango, a carne suína é também produzida em larga escala, apresentando um número expressivo de consumo no mercado interno. 

Quando falamos da produção de suínos, o Brasil figura como quarto maior produtor da proteína, ficando atrás da China, União Europeia e Estados Unidos.

Em 2021, o Brasil produziu 4,7 milhões de toneladas de carne de porco. Deste total, aproximadamente 76% da produção foi destinada ao mercado interno, que apresentou uma alta expressiva de consumo per capita, indo de 16 kg/habitantes em 2020 para 16,7 kg/habitantes no ano passado. 

A produção de suínos também merece essa atratividade toda no mercado exterior, que possui  um olhar criterioso em termos de garantir boas condições nos aspectos sanitários e preocupação com infraestrutura da produção. 

No artigo abaixo, apresentamos os principais desafios para a suinocultura industrial – reduzir custos e manter a atratividade do produto no mercado.

Reduzir custo de produção é o Grande desafio, apontado pela ABPA para a Suinocultura. – ALD Arcotherm 

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS DENTRO DA AGROINDÚSTRIA

Ano após ano aumenta-se a necessidade por produzir alimentos, sejam para a população humana ou os planteis animais. 

Sistemas cada vez mais intensivos de produção merecem um olhar atento acerca de diversos aspectos, dentre eles, a ambiência. 

E por falar em ambiência, entramos no ciclo de produção pensando que, animais confinados em espaços de produção intensiva necessitam do adequado conforto para expressarem seu máximo potencial produtivo. 

A Arcotherm entra, literalmente, nesse mercado, que precisa de aquecimento e de promover a sustentabilidade. 

O artigo abaixo mostra que sistemas de produção aquecidos tradicionalmente pelo método de fornalhas não fornecem a sustentabilidade que ilustra a nova tendência do mercado consumidor. 

Aquecimento de aviários utilizando o método de fornalhas. – ALD Arcotherm

É nosso objetivo trabalhar trazendo ao mercado soluções que aqueçam não apenas galpões agroindustriais. Trabalhamos trazendo produtos e serviços que otimizem processos, incrementando índices produtivos e a rentabilidade que o nosso agronegócio merece. 

Acesse nossas redes sociais e descubra mais sobre o que colocamos no mercado.

Além disso, no nosso canal do YouTube é possível conhecer vídeos sobre nossos aquecedores em pleno funcionamento: ALD Arcotherm – YouTube