fbpx

Aqui no blog a gente já entendeu quantos metros o aquecedor abrange, quanto consome e sobre a instalação do gás. Hoje vamos entender sobre o posicionamento do aquecedor no seu galpão para que funcione de forma eficiente e econômica!

O posicionamento do aquecedor é determinante para uma distribuição homogênea do calor no ambiente escolhido e ele pode variar considerando a estrutura do galpão em questão.

Galpão com pressão interna POSITIVA

No galpão com pressão interna positiva, a distância da parte traseira (ventilador) do aquecedor em relação à primeira cortina deverá ser de aproximadamente 1/4 a 1/3 do comprimento do casulo/ pinteiro. O sentido do aquecimento deve ser em direção à entrada de ar frio, seja pelo vento natural ou forçado.

Galpão com pressão interna NEGATIVA

A distância da frente do aquecedor (chama) em relação à cortina oposta ao exaustor deverá ser de aproximadamente 1/3 a 1/2 do comprimento do pinteiro.

Galpão com pressão interna NEGATIVA com INLETS

A distância da traseira (ventilador) do aquecedor em relação à cortina do lado do exaustor deverá ser de aproximadamente 1/3 a 1/2 do comprimento do casulo.

Sempre que possível abrir apenas os inlets a frente dos aquecedores, e somente enquanto os exaustores estiverem em funcionamento, fechando-os enquanto não estiver ocorrendo a troca de ar. Esse procedimento visa manter a vedação do galpão para melhorar eficiência e diminuir o consumo de gás durante o período de aquecimento.

AJUSTE DE MEDIDAS DO POSICIONAMENTO

O posicionamento dos aquecedores citados acima deverá ser considerado apenas como referência, sendo necessário observar a dinâmica de cada galpão para o ajuste do ponto ideal do(s) aquecedor(es).

Os aquecedores Arcotherm movimentam o ar dentro do ambiente, fazendo a distribuição do calor com ajuda do movimento de convecção. Seu ventilador é responsável por sugar o ar, direcioná-lo para o queimador, em seguida expelindo-o para frente já aquecido. Esse ciclo se repete até que a temperatura desejada seja atingida.

Para melhor rendimento do sistema é importante a vedação do ambiente durante o aquecimento e quando não estiver ocorrendo a troca de ar. Caso haja entradas falsas de ar, a pressão negativa criada pelo ventilador do aquecedor irá sugar o ar frio de fora do ambiente em aquecimento, diminuindo o rendimento do sistema e aumentando o consumo de combustível.

Caso a temperatura não fique homogênea dentro do pinteiro, significa que:

  • Pode possuir entradas de ar falsas que estão prejudicando a distribuição do calor;
  • Pode ser necessário de ajuste no posicionamento do(s) aquecedor(es), aproximando-o(s) da zona que estiver mais fria, porém sem mudar a direção do fluxo de aquecimento.

Se interessou?  Entre em contato pelo nosso WhatsApp e e tire todas as suas dúvidas!